Monday 5 March 2018

Sistema de comércio na china


China e o World Trading System.
Anexado é o texto completo do discurso proferido pelo Director-Geral da OMC, Renato Ruggiero, mais cedo (21 de abril) na Universidade de Pequim, na China.
Existe uma realidade simples que está no cerne das nossas negociações atuais e dos verdadeiros desafios do ajuste que todos enfrentamos: a realidade de que a China já é um poder líder em uma economia global cada vez mais interdependente. A China precisa cada vez mais de oportunidades e segurança do sistema da OMC para cumprir seu enorme potencial de crescimento e desenvolvimento. E a OMC precisa cada vez mais da China como membro pleno e ativo para ser um sistema verdadeiramente universal.
Esta realidade é enfatizada pela enorme força do aumento da China no mundo. Durante a última década, a produção aumentou em média 10% ao ano, enquanto o volume de exportação de mercadorias cresceu ainda mais rápido, com cerca de 15%. Em duas décadas, o valor das exportações de mercadorias da China expandiu mais de vinte vezes, chegando a US $ 151 bilhões no ano passado. A China já é a quinta maior potência comercial do mundo e o segundo maior receptor de investimentos estrangeiros. Hoje, a economia chinesa representa entre 5 a 10 por cento da produção global, dependendo do método utilizado para calcular a produção nacional.
À medida que a economia da China se expande no futuro, o mesmo acontecerá com seus laços com a economia global. A dependência dos mercados de exportação continuará a crescer rapidamente, e não só para produtos intensivos em mão de obra, como calçados e brinquedos, mas para bens e serviços de tecnologia superior que são uma proporção cada vez maior da produção da China à medida que ele escala a escala de produção. As importações também aumentarão, em parte, para estimular a industrialização e a modernização, mas também em resposta à demanda dos consumidores. E uma rede cada vez maior de investimentos externos e externos atrairá a China para o sistema financeiro global.
Estima-se que a modernização da China exigirá importações de equipamentos e tecnologia de cerca de US $ 100 bilhões anuais, e as despesas de infraestruturas durante a segunda metade dessa década podem ascender a US $ 250 bilhões. Isso sem mencionar a crescente demanda por energia, recursos minerais, alimentos e importações agrícolas, que, apesar do tamanho e dos recursos da economia chinesa, não podem ser atendidos apenas pela produção interna.
O fato básico é que a China está se movendo para o centro do processo de globalização, e a China e outras nações se beneficiam disso. Vivemos em um mundo onde a tecnologia, o capital e o comércio se movem cada vez mais livremente; onde as ferramentas econômicas antigas perderam sua vantagem; e onde a força econômica e a segurança dependem cada vez mais da abertura econômica e da integração. O caminho da China para o crescimento e a modernização também é um caminho para a interdependência.
Esse processo de globalização não será revertido - ele vai acelerar. Em todo o mundo, as forças econômicas e tecnológicas estão quebrando paredes, atravessando as fronteiras e unindo uma única economia mundial. No final do século XX, as nossas novas oportunidades, bem como os nossos desafios - no comércio, na economia, em todas as facetas da política internacional - surgem dos nossos mundos se aproximando, não mais separados. O aprofundamento da interdependência é a realidade central para a China e para o mundo. Gerenciar a interdependência é nossa responsabilidade compartilhada.
Um passo fundamental para completar essa interdependência é trazer a China para o sistema comercial multilateral. As relações econômicas da China com o mundo são simplesmente muito grandes e abrangentes para gerenciar efetivamente através de um labirinto de acordos bilaterais, cambiantes e instáveis ​​bilaterais. A melhor garantia da China de políticas comerciais internacionais consistentes e consistentes é encontrada dentro do sistema multilateral baseado em regras.
Da mesma forma, a China, como todos os outros países, pode gerenciar melhor suas crescentes relações econômicas com o mundo com base em direitos e obrigações acordados por consenso e refletidas em regras e disciplinas executórias. Esta é a única maneira de resistir às pressões ou ameaças bilaterais de ações unilaterais. É também a única maneira de sustentar e promover a reforma econômica doméstica sabendo que os esforços da China nessa direção estão sendo acompanhados por seus parceiros comerciais, membros da OMC, que compartilham as mesmas obrigações nos termos dos acordos da OMC.
A adesão à OMC significa assumir obrigações vinculativas em relação às políticas de importação - obrigações que exigirão um ajuste nas políticas comerciais da China e, na maioria dos casos, a reestruturação econômica. Mas, por sua vez, a China se beneficiará da extensão de todas as vantagens que foram negociadas entre os 130 membros da OMC. Terá o direito de exportar seus produtos e serviços para os mercados de outros membros da OMC às taxas de direitos e níveis de compromisso negociados na Rodada Uruguai - isso inclui consolidação tarifária que beneficia quase 100 por cento das exportações chinesas de produtos industriais para países desenvolvidos , com quase metade dos produtos sujeitos a tratamento isento de impostos. Essas tremendas oportunidades de acesso ao mercado serão sustentadas e reforçadas pelos dois princípios fundamentais da nação mais favorecida e da não discriminação.
Igualmente importante, a China recorrerá a um fórum multilateral para discutir problemas comerciais com seus parceiros da OMC e, se necessário, a um procedimento obrigatório de solução de controvérsias se seus direitos forem prejudicados. Este maior nível de segurança beneficiará a China imensamente - incentivando uma maior confiança das empresas e atraindo níveis ainda maiores de investimento.
Existe uma terceira razão importante para a participação da China no sistema multilateral. Somente dentro do sistema, a China pode participar da redação das regras comerciais do século XXI. Este será um conjunto sem precedentes de direitos e obrigações negociados internacionalmente por consenso.
O poder duradouro do sistema multilateral é o seu poder de evoluir. Em 1994, concluímos a Rodada Uruguai do GATT, que na época era o acordo mais ambicioso e de maior alcance nos cinquenta anos de história do sistema econômico internacional. Apenas três anos depois, avançámos para negociar acordos pioneiros para liberalizar o setor global de telecomunicações e remover tarifas sobre o comércio de produtos de tecnologia da informação - cujo valor combinado, em cerca de US $ 1 trilhão, corresponde ao comércio global de agricultura, automóveis e têxteis combinados. E seu valor ultrapassa os números do comércio; Ao abrir o acesso ao conhecimento, à comunicação e às suas tecnologias, estamos abrindo o acesso às matérias-primas mais importantes do novo século. Isto será de imensa importância para o desenvolvimento e a competitividade de todas as economias, e não a China.
Há todos os sinais de que também podemos concluir um acordo multilateral sobre serviços financeiros até o final deste ano - outra área em que estamos negociando no futuro. E isso não significa nada sobre as negociações da OMC sobre agricultura, serviços e outros setores, que serão retomadas em três anos.
Uma China que olha para o exterior não pode se dar ao luxo de ficar à margem enquanto outros escrevem as regras do jogo. Uma China com interesses de exportação crescentes não pode deixar de ser segura e expandir o acesso aos mercados globais - segurança que apenas o sistema multilateral oferece. E talvez o mais importante, uma China dependente da tecnologia e da modernização não pode dar ao luxo de atrasar o ritmo acelerado da globalização - particularmente em setores como tecnologias de informação, telecomunicações ou serviços financeiros, que serão os principais blocos de construção da nova economia.
O sucesso econômico da China até agora está diretamente ligado às suas impressionantes reformas domésticas, incluindo a liberalização do comércio e do investimento. A China já se beneficiou das reduções tarifárias unilaterais oferecidas no contexto das negociações de adesão; Um estudo coloca os ganhos em US $ 22 bilhões. Mas este não é o fim da estrada. Uma maior liberalização - realizada com base nas regras da OMC, e em troca de benefícios de outros parceiros da OMC - poderia ser o maior estímulo ainda para o crescimento econômico da China. E, por extensão, um estímulo gigante para a economia mundial.
Não estou sugerindo que juntar-se à OMC é um passo simples. Simplesmente o contrário. Mas muitos outros países que já são membros da OMC compartilham um nível comparável de desenvolvimento com a China. Eles subscreveram seus direitos e obrigações e aproveitam seus benefícios. Os outros candidatos à adesão também estão mostrando que eles fizeram a mesma escolha.
A atração da OMC reside precisamente na força e consistência de seus direitos e obrigações - que continuamos a ampliar e aprofundar com a expansão e integração da economia global. Há cinquenta anos, o foco era apenas as tarifas e outras medidas de fronteira; Hoje, as regras da OMC se estendem bem dentro da fronteira, abrangendo padrões técnicos, serviços, propriedade intelectual, investimentos relacionados ao comércio e uma série de outras políticas econômicas que antes eram consideradas domésticas. Há cinquenta anos, quase todos os membros do GATT eram do mundo industrializado; Dos atuais 130 membros da OMC, oitenta por cento são países em desenvolvimento ou economias em transição.
A crescente complexidade das regras e da diversidade de membros, longe de enfraquecer a OMC, fortaleceu-a. Ao mudar para uma participação mais ampla, fizemos mais do que adicionar uma nova regra aqui ou um novo membro lá. Criamos uma rede em expansão de interesses e responsabilidades interligadas - um sistema que cresce mais vital para todos os nossos interesses comerciais à medida que se fortalece.
É porque a adesão da China à OMC moldará profundamente a evolução futura e a direção das relações econômicas globais, que devemos obter o processo correto. A China é muito grande e importante, um jogador econômico - e sua entrada na OMC terá um impacto muito grande no sistema - para comprometer essas negociações.
Recentemente vimos sinais importantes de impulso e flexibilidade criativa que vimos recentemente nessas negociações - em áreas difíceis como direitos comerciais, não discriminação, barreiras não tarifárias, comércio estadual, investimento e propriedade intelectual, onde os negociadores fizeram progressos bastante notáveis, especialmente nos últimos meses. Nada desse progresso teria sido possível sem a base de base técnica - se consome tempo - técnica que todas as partes nesta negociação estabeleceram durante a década anterior. Mas o que realmente está direcionando este processo é um reconhecimento compartilhado das recompensas que estão no sucesso.
Meu objetivo não é subestimar o trabalho que temos diante de nós, especialmente quando abordamos a próxima sessão de negociação agendada em maio deste ano. Como todas as negociações, grande parte do trabalho importante - e as questões mais difíceis - foram deixadas para o final. Meu propósito é, em vez disso, exortar todos os envolvidos a redobrar seus esforços - e esticar sua imaginação - agora que podemos afirmar que está entrando na fase final e há uma necessidade amplamente compartilhada de avançar com urgência. Ainda existem questões cruciais relativas aos termos de adesão da China à OMC. Igualmente importante, existem as negociações bilaterais de adesão ao mercado com os principais parceiros comerciais da China, que, como você sabe, são um elemento crítico e essencial de qualquer negociação bem-sucedida. Mais uma vez devemos lembrar que a posição da China como o 5º exportador mundial reforça a necessidade de seu próprio mercado ser acessível aos outros. Estas são todas questões importantes que precisarão ser resolvidas para a satisfação de todos antes que a China possa ser trazida para a OMC.
Ao longo do período de processo de adesão da China, a Secretaria do GATT / OMC está pronta para facilitar as negociações e para prestar qualquer assistência que seja necessária em todas as frentes possíveis. Não consigo acrescentar que este compromisso da Secretaria seja igualmente firme à medida que abordamos as etapas finais do processo de adesão.
Os desafios futuros não alteram a realidade básica de que nenhum aspecto das relações econômicas e comerciais da China será mais fácil de tratar fora do sistema multilateral. Pelo contrário, tudo seria mais difícil, para a China e seus parceiros - mais arbitrária, discriminatória e baseada em poder. Ninguém pode querer esse cenário.
O debate internacional sobre a globalização ilustra vívidamente este último ponto. Implicidade ou explicitamente, a China está se movendo para o centro desse debate. A maravilha não é que as negociações de adesão tenham sido tão longas e tão complexas. A maravilha é que este imenso país se moveu até agora no mercado principal da economia global em tão pouco tempo.
As paredes que nos dividiram estão caindo; mas alguns ainda vêem disparidades e diferenças, ao invés de nossos interesses comuns. A globalização está tecendo o mundo como nunca antes; mas é um mundo de diferentes culturas, diferentes sistemas e diferentes níveis de desenvolvimento.
A interdependência exige que respeitamos nossas culturas e civilizações únicas. A interdependência também exige que encontremos soluções comuns aos nossos problemas comuns. Estas incluem as preocupações dos principais parceiros comerciais da China sobre os seus excedentes comerciais persistentes. Do mesmo modo, o mundo terá que entender o imenso desafio que a China enfrenta ao transformar-se com uma sociedade moderna e competitiva - e tudo em questão de décadas. A China não está sozinha nesse esforço de reestruturação. A globalização obriga todas as nações, pequenas ou grandes, ricas ou pobres, a participar de um contínuo processo de ajuste. Mais do que nunca, os problemas do mundo serão os problemas da China; e os problemas da China serão do mundo.
No entanto, nosso mundo de mudanças dramáticas é também um mundo de possibilidades dramáticas. O padrão de vida da China dobrou na última década e, sem dúvida, duplicará e triplicará novamente. Novas oportunidades estão se abrindo para trabalhadores chineses e empresários chineses. Novas escolhas estão se abrindo para os consumidores chineses. E desta abertura econômica surge uma nova esperança. Eu argumentaria, a partir da evidência do enorme sucesso da reforma até agora, que o custo real seria manter portas fechadas, retardar o processo de reestruturação e manter estruturas públicas ineficientes.
O que é verdade para a China é verdadeiro para o mundo. A economia global poderia facilmente duplicar até 2020, aumentando o nível de vida global em quase dois terços - entre os maiores avanços da história mundial. A tecnologia e as comunicações estão unindo um planeta interligado, espalhando as ferramentas do progresso econômico e social e igualando a condição humana. E estamos quebrando as barreiras, não apenas entre as economias, mas entre as pessoas, dando-nos um interesse comum na prosperidade e na paz.
Devemos ser claros sobre o que está em jogo: a entrada da China no sistema de comércio global é mais do que o comércio. É sobre o futuro da China como líder econômico mundial. E é sobre a direção futura da economia global e da nossa comunidade global.
Comecei dizendo que estamos em um ponto de viragem nas relações da China com o mundo. Um desses momentos da história, que vem, mas raramente, quando as escolhas formamos o curso dos eventos por anos e até décadas. A paisagem da Guerra Fria foi varrida, como se por um terremoto histórico. A próxima era da globalização ainda precisa se concretizar. Temos uma oportunidade única - entre eras e entre séculos - para lançar as bases de um novo tipo de sistema internacional, um dos quais oferece as melhores oportunidades de prosperidade e paz mundiais duradouras. Pela primeira vez, temos a nossa disposição a possibilidade de criar um sistema universal baseado em direitos e obrigações acordados por consenso e vinculando todos os seus membros.
Eu repito: a integração bem sucedida da China na economia global é a chave para muitos dos desafios internacionais que enfrentamos. Precisaremos de criatividade nos próximos dias. Nós precisaremos de resolver. E precisamos de visão. A mudança virá, gostemos ou não. Podemos envolvê-lo positivamente e direcioná-lo para fins positivos ou ignorá-lo para nosso perigo. A escolha que temos diante de nós é óbvia.
Eu vim para a China, não como um negociador, mas como um homem com um interesse - para ajudar a construir um sistema comercial verdadeiramente global que pode suportar o peso do século XXI. Deixo-vos com a mensagem de que a China deve ser um pilar central deste sistema - caso contrário, arriscamos a construir o novo século sobre os fundamentos da instabilidade econômica e uma paz ainda mais incerta. Estou confiante de que a China trará uma visão igualmente ampla para essa tarefa.

A China está se preparando para lançar o maior mercado de carbono do mundo.
O mercado de emissões cobrirá cerca de um quarto do CO 2 industrial do país.
Por Debra Kahn, ClimateWire em 14 de agosto de 2017.
Quando os Estados Unidos revertem suas políticas climáticas, o maior emissor de gases de efeito estufa do mundo está em meio à criação de um sistema nacional de comércio de carbono.
Autoridades chinesas estão se preparando para lançar um mercado de emissões ainda este ano, que cobrirá cerca de um quarto do CO 2 industrial do país. Funcionários e grupos sem fins lucrativos da União Européia, Austrália e Califórnia estão aconselhando os chineses no design do programa.
As expectativas são moderadas: os detalhes do sistema nacional da China ainda são obscuros, mas surgiram informações suficientes de que os observadores são céticos, será imediatamente comparável aos programas existentes, devido às características de design, bem como à pressa com que a China está implantando.
Inicialmente, não vai ser mais robusto do que, digamos, Califórnia ou RGGI ou mesmo alguns dos pilotos, & quot; disse Jeremy Schreifels, um membro visitante da Resources for the Future que vem observando a evolução do mercado. Ele estava se referindo à Iniciativa Regional de Gases do Efeito Estufa, que abrange nove estados do Nordeste.
A Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma, agência de planejamento macroeconômico da China, disse que pretende iniciar um mercado nacional em novembro. Mas não está claro o que isso significa exatamente, se as empresas terão que começar imediatamente a comprar subsídios de carbono para cobrir suas emissões, ou alguma forma menor de regulamentação, como exigir que as empresas denunciem suas emissões. Até agora, observadores dizem que o mercado está aquém dos padrões estabelecidos pelas jurisdições ocidentais.
Funcionários chineses têm trabalhado com colegas da União Européia, Austrália, Grã-Bretanha, Alemanha e Noruega, bem como a Califórnia nos pilotos, que começou em 2013 em sete províncias e cidades e varia em seu design. No total, eles cobrem cerca de 2.000 empresas e 1,2 bilhões de toneladas de CO 2 por ano, de acordo com um artigo de 2015 de ZhongXiang Zhang, professor de economia da Universidade Fudan em Xangai. Isso é cerca de um oitavo das emissões anuais totais de CO 2 do país.
O sistema nacional quadruplicaria o alcance dos programas existentes. "Seria cerca de quatro vezes maior em termos da quantidade de emissões de CO 2 das instalações que estão cobertas [atualmente] e seria, de longe, o maior sistema de cap-and-trade do mundo". disse Larry Goulder, economista da Universidade de Stanford, que organizou reuniões de arquitetos de mercado de carbono na China e na Califórnia.
Nenhum sistema de comércio de carbono no mundo realmente resultou em reduções significativas de emissões ainda. Devido a fatores variáveis, os limites de emissões iniciais na União Européia, os Estados Unidos do Norte e a Califórnia acabaram confortavelmente acima das emissões reais, de modo que as empresas não tiveram que pagar altos preços ou enfrentar incentivos significativos para reduzir suas emissões. Em vez disso, os programas serviram como construtores de consenso político que se acostumaram com as políticas climáticas.
O programa da China, que aniquilará todos os mercados existentes, provavelmente será igualmente difícil de se ligar às reduções reais de emissões, pelo menos no início. Mas poderia inspirar mais jurisdições para embarcar.
"Há realmente muita coisa sobre o sucesso do programa", & quot; disse Schreifels. "Se o programa de comércio de CO 2 da China for percebido como um programa bem-sucedido, acho que poderia proporcionar às outras nações a confiança para adotar o modelo de comércio de emissões e assumir um compromisso climático ou um compromisso climático mais rigoroso. Ao mesmo tempo, se for visto como uma falha, acho que isso poderia dificultar a política climática em muitas partes do mundo.
O escrutínio internacional, baseado em parte no tamanho da China e em parte na familiaridade de outras jurisdições com cap e comércio, proporcionará um incentivo para corrigir isso, disse outro especialista acadêmico. "A última coisa que eles querem é falhar" disse Angel Hsu, professor do Colégio Yale-NUS e da Escola de Estudos Florestais e Ambientais da Universidade de Yale, que estudou a China na última década.
Califórnia sonhando
Enquanto o presidente Trump está criticando a China no Twitter por não conseguir controlar as ameaças nucleares da Coréia do Norte, o governador da Califórnia, Jerry Brown (D) assumiu o papel de enviado de clima sombrio. Ele visitou o presidente Xi Jinping em junho e chamou a China de "esperança" sobre liderança em mudanças climáticas.
Brown citou o interesse da China quando ele assinou um projeto de lei no mês passado para estender o programa de cap e trade da Califórnia até 2030. "A China está copiando esse plano de capital e comércio", & quot; ele disse.
A Califórnia tem estado particularmente envolvida no programa piloto da província de Guangdong, ao norte de Hong Kong. Como tal, ele espelha mais a Califórnia; começou com um preço mínimo de cerca de US $ 9 por tonelada em 2013. Também é o único na China que começou com o requisito de todos os participantes comprarem alguns de seus subsídios, em vez de receber todos eles de graça.
A nível nacional na China, o papel da Califórnia tem sido mais limitado. Cap e comércio não estava na vanguarda da viagem de Brown para a China em junho. Em discussões com autoridades provinciais e nacionais, ele se concentrou mais no desenvolvimento de tecnologias de baixo carbono, como baterias de veículos elétricos.
As autoridades estaduais reconhecem que detalhes e conversas francas são difíceis de encontrar na China.
"Nunca há um compromisso total com quem está realmente tomando a decisão" & quot; Mary Nichols, a presidente da principal agência climática e climática da Califórnia, o Air Resources Board, disse em uma entrevista em Pequim em junho. "Eu acho que é misterioso mesmo para pessoas que viveram e trabalharam por muito tempo."
Observadores apontam que as diferenças fundamentais entre a China e os países ocidentais resultam em diferentes processos e resultados de regulamentação. Enquanto os países ocidentais enfrentam oposição política da indústria, ambientalistas e outras partes interessadas, o desafio da China é introduzir incentivos baseados no mercado em uma economia planejada, de alta para baixo.
"Na China, não são desafios políticos explícitos que alguém enfrente tanto quanto institucional", Goulder disse. “Ou seja, o país não tem tanto aparato para monitorar e acompanhar as emissões. Além disso, grande parte da economia ainda não é uma economia de mercado, mas sim estatal em termos da forma como os preços são definidos, e isso é particularmente verdadeiro no setor de energia. Um dos principais desafios é como introduzir regulamentos ambientais, mesmo regulamentos baseados no mercado, em um mundo onde muitos dos setores não responderão também porque os preços são controlados. & Quot;
Nichols prevê um papel de back-end significativo no programa nacional, avaliando o mercado uma vez que ele lança.
"O que obtém resultados, qual é o custo real do controle do carbono como as pessoas se comportam no programa" & quot; Nichols disse. "Nós vamos realmente entrar no meio de toda a coisa."
Medindo o sucesso e a falha.
A posição da China sobre política ambiental e clima em particular evoluiu devagar.
"Houve um longo processo, no passado eu diria 10 a 15 anos, onde a China migrou de uma posição em que eles inicialmente viram os pedidos dos EUA de ter cooperação com a China como esforços para descarrilar o desenvolvimento da China, carga de emissões de carbono igualmente na China e nos EUA, mesmo que a China, historicamente e per capita, fosse muito mais baixa, & quot; disse Orville Schell, um estudioso da história chinesa e diretor do Centro da Sociedade Asiática de Relações EUA-China. "Isto tem muito a ver com ONGs [organizações não-governamentais], organizações da sociedade civil que estavam trabalhando com a China na última década".
Além do efeito da pressão externa, as autoridades chinesas também foram motivadas a atuar no clima por críticas internas sobre a má qualidade do ar do país. Em 2012 e 2013, os "internautas chineses" percebeu que os dados domésticos de qualidade do ar eram muito mais elevados do que as medidas internacionais mostraram, e que o uso do carvão era o principal culpado.
"Acho que esse foi realmente o ponto de inflexão", Hsu disse. "Eu não acho que era pressão internacional ou o que os EUA estavam fazendo; Eu acho que era pressão doméstica. Ele propugnou as escalas para o presidente Xi Jinping dizer: 'Isso pode ser uma vitória para nós.' & Quot;
Com um sistema político socialista-comunista único, uma vez que a decisão foi tomada no topo para abraçar a ação climática, as autoridades chinesas conseguiram avançar rapidamente desde 2007, quando o 11º plano quinquenal estabeleceu os primeiros objetivos de consumo de energia : uma redução de 20% de uso de energia por unidade de produto interno bruto até 2012.
A Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma da China lançou sete programas de comércio regional em 2013 em uma variedade de condições econômicas, desde a indústria Chongqing no oeste até os pólos urbanos de Pequim e Shenzhen, no leste. Em 2015, Xi e o presidente Obama assinaram um acordo no qual a China prometeu lançar um sistema nacional de comércio de carbono até 2017, abrangendo oito grandes setores industriais.
Enquanto a China ainda espera iniciar o programa este ano, agora planeja cobrir apenas três setores desde o início: eletricidade, alumínio e cimento. Isso se deve à falta de bons dados sobre as emissões e a produção dos demais setores. Os programas-piloto continuarão enquanto o resto do programa nacional se lança em funcionamento.
O escopo truncado do programa não é necessariamente um grande revés, dizem os especialistas. "Isso não é nada incomum a partir de uma perspectiva de planejamento, & quot; Hsu disse. "China, no modo típico [líder do antigo líder chinês] Deng Xiaoping, gosta de atravessar o rio sentindo as pedras primeiro."
De modo substancial, disse ela, os setores cobertos aumentam seu peso em termos de contribuições para a mudança climática: o Cimento é responsável por metade das emissões de CO2 do país e 85% da produção de eletricidade da China é de carvão.
'Melhor que nada'
Preocupações sobre a qualidade e a opacidade dos dados de relatórios de emissões da China. O país produziu apenas dois inventários nacionais de gases de efeito estufa, cobrindo 1994 e 2005, como apontou Hsu em um documento.
"É justo dizer que tudo aqui é mais opaco, mas está ficando mais claro à medida que eles começam a estar dispostos a compartilhar mais dados, seus dados sejam criticados por outros". Nichols, do ARB, disse. & quot; Quando eu comecei a vir aqui em 2008-2009, ninguém acreditava em nenhum de seus dados publicados. Ninguém achava que eles realmente sabiam o que realmente estava sendo emitido, e em um número razoavelmente curto de anos, nós nos mudamos para um ponto em que eu acho que as pessoas sentem que há um controle muito melhor, muito mais vontade de divulgar tanto o que eles sabem quanto o que eles não sabem. & quot;
Em lugar de dados de emissões precisas, Hsu disse que a China tem mais controle sobre as empresas do que os governos democráticos, de modo que pode colocá-las mais facilmente e manter a integridade ambiental se, por exemplo, as licenças forem muito abundantes e o preço caísse, como aconteceu no sistema da UE.
"Eu acho que a China será capaz de ter um melhor controle regulatório sobre algumas dessas questões, porque elas não são totalmente um mercado livre". Hsu disse. "Você tem a estabilidade e você tem a infra-estrutura do governo chinês tendo uma enorme quantidade de supervisão sobre o mercado, para que isso possa ser bom ou ruim."
Como na Califórnia, medidas complementares, como a eficiência energética, têm o potencial de reduzir as emissões e fazê-la aparecer como se o programa de negociação não fosse responsável. A China também está no meio da introdução de um "certificado verde" programa, semelhante aos padrões de portfólio renovável nos Estados Unidos. E do lado da economia planejada, a China tem encorajado uma mudança para a produção de energia mais baixa e de alto valor sobre a indústria pesada. Essas políticas poderiam contribuir tanto quanto o comércio de emissões para o objetivo da economia interna da China de uma redução de CO 2 de 18% até 2020 a partir dos níveis de 2015.
Devido a uma redução no consumo de carvão e a uma menor taxa de crescimento geral, as emissões de CO 2 da China caiu no ano passado, de acordo com a Agência Internacional de Energia. E enquanto a China ainda não está comprometida com a redução absoluta de emissões nas negociações climáticas globais, os especialistas dizem que é "baseado na intensidade" Os objetivos de redução de carbono da U. N., que se baseiam na melhoria da eficiência relativa dos processos industriais, podem ser tão efetivos quanto os cortes absolutos no estilo ocidental das emissões.
"Se a indústria pesada cresce mais devagar, uma taxa de carbono ou alvo de intensidade de carbono pode ser ainda mais rigoroso do que um programa de cap-and-trade pode ser. Se a economia crescer mais rápido do que o previsto, poderia ser menos rigoroso do que um programa de cap-and-trade, & quot; Schreifels explicou. "Quando há muita incerteza, pode ser melhor lidar com essa incerteza".
Os especialistas estão observando vários indicadores futuros da rigidez do programa, inclusive se ele será classificado como uma lei ou um regulamento. Uma lei passaria pelo Congresso Nacional do Povo e teria mais autoridade do que um regulamento, que seria aprovado pelo Conselho Estadual Administrativo. Mas uma lei levaria mais tempo, possivelmente vários anos, para passar pelo processo legislativo.
A transparência e a integridade dos dados de emissões também são importantes, assim como o rigor das penalidades por não conformidade. Sem o apoio de uma lei, o programa pode confiar em punições informais e únicas, como tornar as empresas inelegíveis para receber empréstimos preferenciais ou criar novas instalações.
Schreifels estimou que há "provavelmente uma chance de 80 por cento, ele vai a rota reguladora", pelo menos no início.
"Todos precisam reajustar suas expectativas no mercado nacional de carbono da China"; disse Junjie Zhang, diretora do Centro de Pesquisa Ambiental da Universidade Duke Kunshan, joint venture da Duke University e da Universidade Wuhan da China. "É hora de mudar a nossa expectativa. Eu diria que este seria o lançamento do início do início. Algo é melhor do que nada. & Quot;
Reimpresso da Climatewire com permissão da E & amp; E News. E & amp; E fornece cobertura diária de energia essencial e notícias ambientais no eenews.
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A China está se preparando para lançar o maior mercado de carbono do mundo O mercado de emissões irá cobrir cerca de um quarto do CO 2 industrial do país.
&cópia de; 2018 Scientific American, uma Divisão da Natureza América, Inc.

A China lança o maior sistema de comércio de carbono do mundo.
A Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma da China (NDRC) lançou os sistemas nacionais de comércio de licenças da China (ETS) no início desta semana com a aprovação do Conselho Estadual. O lançamento, que cumpre um compromisso assumido pela primeira vez pelo presidente Xi Jinping em setembro de 2015, é um marco importante nos esforços da China para lutar contra as mudanças climáticas. A notícia foi amplamente coberta por mídias domésticas e internacionais, com citações da equipe da EF China e de muitos dos nossos parceiros e beneficiários de longa data (ver Huffington Post, Yicai Global e The New York Times).
O lançamento desta semana reforça o papel da China como líder emergente do clima global, um comprometido com a ação em uma série de políticas e programas para atingir seus objetivos climáticos. Ele envia um sinal claro aos emissores de que eles terão que assumir responsabilidade individual pelo controle de suas emissões absolutas de carbono. E o ciclo de conformidade do ETS criará um sistema valioso para coletar dados de emissão de carbono no nível da empresa - uma base para desenvolver e melhorar muitas outras políticas de carbono.
No entanto, embora reconheçamos a liderança da China e celebremos os pontos fortes do sistema, também devemos ser claros sobre os desafios futuros. Aqui estão algumas idéias da EF China para complementar o que você tem lido nas notícias da mídia esta semana:
O lançamento desta semana segue a aprovação formal pelo Conselho de Estado do "plano de trabalho" do ETS nacional da NDRC (leia o plano de trabalho em chinês aqui, inglês aqui). Ao aprovar o plano de trabalho, o Conselho de Estado endossou formalmente o ETS em todo o governo. No entanto, a China ainda não possui leis fundamentais ou regulamentos de alto nível para sustentar o sistema, e o plano de trabalho deve ser complementado por muitos mais regulamentos / medidas de implementação para permitir a operação do ETS. Estamos trabalhando com a NDRC para fortalecer a base regulamentar do sistema no início de 2018. O "lançamento" marca apenas a distribuição inicial das alocações, através de benchmarking (em oposição ao leilão). Isso ajuda a definir as expectativas das empresas quanto ao dióxido de carbono que podem emitir no próximo ano. No entanto, o período de conformidade não começará até 2019, e a negociação não deverá começar até 2019 também. Só então saberemos o quão bem o ETS nacional da China está sendo executado. Como esperado, o ETS inicial irá abranger apenas o setor de energia. No entanto, já é o maior sistema de comércio de carbono do mundo, cobrindo cerca de um terço das emissões totais de carbono da China (aproximadamente 3,3 bilhões de toneladas por ano). Em comparação, o sistema EU ETS cobre 2 bilhões de toneladas, enquanto o mercado de carbono da Califórnia cobre 394,5 milhões de toneladas. A NDRC ainda está trabalhando em uma linha de tempo clara, mas o ETS deve ser expandido para incluir oito setores e cerca de 40% das emissões da China. Para enviar um sinal estável a longo prazo às empresas obrigadas e ao mercado, os formuladores de políticas devem publicar uma linha de tempo clara nas próximas etapas em breve. O projeto atual do ETS é um equilíbrio entre a ambição no clima e a preocupação com os impactos econômicos. Estamos preocupados com o fato de o atual "limite" levar a uma sobre-alocação de créditos - um desafio enfrentado por quase todos os outros mercados de carbono em todo o mundo.
Esperamos que o ETS nacional da China seja um "trabalho em progresso" nos próximos anos, exigindo um monitoramento cuidadoso e suporte para otimizar e harmonizar as outras políticas climáticas da China. Com o mundo inteiro assistindo, a China deve entender isso.
Zou Ji, presidente da Fundação Energia, China.
Liu Shuang, Diretor de Programa, Crescimento Econômico de Baixo Carbono.

China e o Sistema de Negociação Multilateral.
Robert Z. Lawrence.
NBER Working Paper No. 12759.
Emitido em dezembro de 2006.
Este artigo analisa as políticas comerciais multilaterais e preferenciais da China. Revê os termos exigentes da adesão da China à OMC, o seu actual regime pautal e comercial e a sua participação nas negociações da Ronda de Doha e nas actividades regulares da instituição. A análise conclui que as políticas comerciais da China apoiam amplamente uma ordem comercial multilateral baseada em regras e seu comportamento na OMC é o de um poder de status quo ao invés de procurar grandes mudanças sistêmicas. A discussão então se volta para as iniciativas de comércio regional da China. A China tem sido extremamente ativa na negociação destes e suas implicações permanecem incertas. As preocupações com uma fortaleza do leste asiático, no entanto, parecem mal colocadas. Diretamente, e por meio de seu impacto na indução de outros a responder, esses ALCs poderiam dar um forte ímpeto ao processo de liberalização global competitiva. Os países que implementam acordos com a China acharão relativamente fácil abrir seus mercados para outros países em desenvolvimento. Existe também o risco de que a proliferação de acordos de comércio livre conduza a uma rede de acordos sobrepostos que possam tornar o sistema de negociação desnecessariamente complexo.
Bibliografia legível por máquina - MARC, RIS, BibTeX.
Identificador de Objeto de Documento (DOI): 10.3386 / w12759.
Publicado em: Eichengreen, Barry, Yung Chul Park e Charles Wyplosz (eds) "China, Ásia e a Nova Economia Mundial"
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Sistema de comércio na China
Q: o sistema de comércio exterior da China foi formado sob a economia planejada. Desde a implementação das políticas de reforma e de abertura, a China realizou várias reformas no sistema de comércio exterior. Qual o conteúdo principal dessas reformas?
A: a China atribui seu rápido desenvolvimento no comércio exterior a uma profunda reestruturação do seu sistema de comércio exterior. Como todos sabemos, após a fundação da Nova China em 1949, a China estabeleceu um sistema de comércio exterior administrado pelo governo e operado por empresas de comércio estrangeiro especialmente designadas, apresentando um alto grau de planejamento centralizado e obrigatório, para se adaptar à economia do produto e unitário sistema econômico planejado da China. Sob determinadas condições históricas, este tipo de sistema de comércio exterior era propício para evitar um desequilíbrio nos pagamentos internacionais e para controlar os níveis de importação e exportação e a composição das commodities, protegendo assim a sua economia nacional jovem. Mas este sistema apresentou algumas deficiências: operação exclusiva e gerenciamento excessivamente rígido, impedindo as empresas de comércio exterior de obter autogestão, autodesenvolvimento, autodisciplinar e assumir a responsabilidade exclusiva de seus lucros ou perdas.
Desde 1978, no processo de reestruturação econômica, a China reformou seu sistema de comércio exterior continuamente com o objetivo de estabelecer um novo sistema adequado à economia de mercado socialista e aos padrões de comércio internacional.
O sistema de comércio exterior da China foi reformado em quatro etapas.
O primeiro estágio (1979-1987) foi um período de transição para delegar poder a níveis mais baixos. Os principais aspectos da reforma neste período incluem que a maioria das províncias e empresas foram autorizadas a manter uma certa proporção de ganhos cambiais; algumas empresas de comércio exterior foram autorizadas a importar commodities não restritas sem obter aprovação do departamento econômico e comercial do estado; e o governo operou um sistema de agência de comércio exterior e reformou seu plano de comércio exterior e sistema financeiro. Em meados da década de 1980, a antiga Corporação Nacional de Comércio Exterior já não dominava o mercado de comércio exterior.
A segunda etapa (1988-1990) envolveu a plena implementação do sistema de contratação de comércio exterior. Em 1988, a China decidiu implementar o sistema de responsabilidade do contrato de comércio exterior entre todas as empresas de comércio exterior. Os principais aspectos eram que as empresas de comércio exterior em todos os níveis - as regiões provinciais, municipais e autônomas, bem como no nível estadual - contrataram com o governo central seus lucros cambiais e subsídios correspondentes. A base contratual permaneceria por três anos. As cotas para o uso de divisas foram levantadas e o mercado de regulação cambial foi aberto. Ao mesmo tempo, o sistema de planejamento do comércio exterior foi reformado. Com exceção de 21 tipos de produtos de exportação, que ainda estavam sujeitos à gestão unificada, a maioria das commodities poderia ser importada e exportada pelas próprias empresas de acordo com as regras e regulamentos relevantes do governo. Durante esta fase, o entusiasmo das empresas de comércio exterior para a autogestão aumentou e o desenvolvimento do comércio externo foi estimulado.
A terceira etapa (1991-1993) foi um período de transição para o mecanismo operacional de comércio exterior. Durante este período, foi dada ênfase à abolição do subsídio à exportação das finanças do Estado; permitindo a operação integrada de empresas de comércio exterior de acordo com as práticas internacionais; assumindo a responsabilidade exclusiva de seus lucros ou perdas; e alargando ainda mais os seus direitos de utilização cambial. Essas medidas foram conducentes a manter o crescimento adequado das importações e forneceram boas condições para expandir ainda mais as relações comerciais externas.
A quarta etapa (1994-presente) abrange reformas na estrutura do comércio exterior. Em 1994, a China realizou uma nova rodada de reforma da estrutura do comércio exterior com foco na abolição do sistema de taxa de câmbio de dupla via. Durante esse período, o processo da China implementou o sistema de registro operacional do comércio exterior e o sistema empresarial moderno entre as empresas de produção nas cinco zonas econômicas especiais de Shenzhen, Zhuhai, Shantou, Xiamen e Hainan. Como resultado, um grupo de corporações transnacionais multifuncionais foi desenvolvido, com as empresas de comércio exterior como seu corpo principal e empresas de comércio-fabricação-tecnologia-comércio e empresas de produção como seu núcleo. Pequenas empresas de comércio exterior nas cinco zonas foram reorganizadas em empresas de participação.
Atualmente, a China inicialmente construiu um sistema de comércio exterior de acordo com o desenvolvimento econômico nacional e os requisitos de abertura. Enquanto isso, o país está promovendo ativamente a reforma do sistema de reembolso de impostos sobre os produtos exportados, o que criará uma condição melhor para aprofundar a reforma do sistema de comércio exterior.

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